Ucrânia aceita plano dos EUA de cessar-fogo de 30 dias Ler resumo da notícia

A Ucrânia concordou em aceitar uma proposta dos Estados Unidos para um cessar-fogo imediato de 30 dias do conflito no país.

O que aconteceu

Ucrânia também aceitou tomar medidas para restaurar a paz após a invasão da Rússia. Informações constam em uma declaração conjunta publicada hoje pelos dois países.

Reunião ocorreu na Arábia Saudita. Os dois lados também concordaram em concluir o mais rápido possível um acordo para o desenvolvimento de recursos minerais essenciais da Ucrânia,rpg.bet, segundo o comunicado.

É o primeiro encontro de alto escalão entre os EUA e a Ucrânia desde o bate-boca entre Trump e Zelensky. Após o episódio, os EUA suspenderam a ajuda militar e o fornecimento de inteligência à Ucrânia.

Desde então, as autoridades ucranianas vêm tentando reconquistar um dos seus principais aliados. Em um gesto nesse sentido, um alto funcionário ucraniano disse que na reunião eles apresentariam uma proposta de trégua aérea e marítima que foi bem recebida pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, já presente em Jedá.

Ucrânia atacou Moscou horas antes de reunião com os EUA

A Ucrânia realizou um dos maiores ataques com drones contra Moscou desde o início da guerra. Pelo menos três pessoas morreram e mais de 20 ficaram feridas. Prédios residenciais foram danificados, e alguns voos, cancelados.

O governo russo afirmou ter derrubado 337 drones ucranianos em todo o país, 91 deles na região de Moscou. O ataque ocorreu na véspera da reunião na Arábia Saudita entre o secretário de estado americano, Marco Rubio, e ministros ucranianos para discutir uma proposta de cessar-fogo com os russos.

*Com Reuters

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.

© 2024 dynamiccloudscape.com All rights reserved. sitemap